sexta-feira, 13 de julho de 2012

Documentação II, A Missão


Pessoal, quando fechei a compra do meu Versa me ofereceram a documentação pela própria CSS, porém o custo, na minha opinião, era muito caro (R$1.500,00). Liguei em alguns despachantes e me passaram o preço entre R$150,00 a R$370,26 (taxa de serviço). A partir daí comecei a correr atras dos documentos.

A primeira coisa foi pesquisar muito na internet, encontrei muitas reclamações em relação ao atendimento e a falta de vontade das pessoas que trabalham na CIRETRAN. As pessoas acham que eles fazem isso para forçar vc a fazer o serviço pelo despachante. 

No meu caso, todos os profissionais da Ciretran de Bauru que me atenderam foram educados, competentes e estavam dispostos a me ajudar, principalmente os atendentes Fabiano e a Beth. 

Vou passar todos os passos e ver se consigo de alguma maneira deixar isso bem mais fácil. 

O primeiro passo é pedir na CSS uma copia da Nota Fiscal com o decalque do chassi e carimbo da loja.

O segundo foi ir ao Banco do Brasil e pagar as duas taxas. Gastei 10 minutos.

1º - Primeiro Registo do Estado - R$ 204,69
2º - Taxa de Lacração - R$ 70,99 (Código 31)

Sugestão: pagar diretamente no caixa, pois no eletrônico não tem a opção da taxa de lacração. 

Após pagar essas duas taxas vá ao Ciretran pegar o seu numero de placa. Gastei mais 20 minutos, fui na hora do almoço e estava mais tranquilo.

O próximo passo é ir à Secretaria da Fazenda (Poupa Tempo) fazer os cálculos do IPVA (proporcional) e DPVAT. 5 minutos e já estava tudo resolvido. 

Ainda no Poupa tempo fui ao ACESSA SÃO PAULO e por lá mesmo entrei no site do Detran SP e preenchi  o formulário renavam. O próprio formulário possui ícones de interrogação que explicam cada item é só clicar. Para preencher esses dados vc precisa dos seus documentos, Nota Fiscal, número da placa e, se o seu carro for financiado, os dados da financeira (Nome, Contrato e Vigência). Abaixo segue o link para http://formulario.detran.sp.gov.br/ . 5 minutos para preencher e imprimir 2 vias.

Sugestão: Todos os dados estão nesses documentos, porém, tive duvidas em 2 coisas, Renavam e Carroceria. O Versa não tem carroceria, então é a opção "inexist" e o Renavam consta na Nota Fiscal um número provisório e o atendente do Ciretran disse que pode deixar em branco ou colocar esse numero. Eu coloquei, pois não tinha como imprimir sem esse numero.

Saí do Poupa tempo e pasei no Banco do Brasil novamente e paguei as guias do IPVA + DPVAT. Fiz o pagamento na boca do caixa, embora seja possível pagar no auto-atendimento, pois quando tentei pagar no terminal dava uma mensagem que a efetivação do pagamento seria as 21hs, por segurança cancelei e entrei na agência e só demorou 10 minutos.

Depois disso fui na Ciretran dar entrada na documentação. Aí sim demorou um pouco, fiquei esperando para ser atendido cerca de 1h. Mas porque fui próximo as 16hs, se fosse na parte da manhã ou no almoço seria bem mais tranquilo.


Os documentos para dar entrada são esses:
CHN (Original e copia);
Comprovante de Residencia (Original e copia);
Comprovantes de Pagamentos (1º Registo, Lacração, Ipva e Dpvat);
Nota Fiscal com carimbo da CSS;
Decalque do Chassi;
Formulário Renavam (Duas vias).


Custos:
Primeiro Registo do Estado - R$ 204,69
Taxa de Lacração - R$ 70,99
IPVA Proporcional (6 meses) - R$801,23
DPVAT - R$ 52,45


Total: R$1.129,36


Agora tenho que esperar 3 dias uteis para buscar o documento e depois é só emplacar. Perdi uma parte da tarde para fazer isso, porém economizei R$300,00. O churrasco do final de semana já esta garantido, acho que valeu a pena. rs


Duvidas me mande um e-mail e vejo no que posso ajudar.
versabauru@gmail.com

Bjs e Abraços.


É isso ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário